Hyperloop Transportation Technologies construirá primeiro sistema Hyperloop da China

HyperloopTT anuncia acordo comercial local para os primeiros dez quilômetros em Tongren, na província de Guizhou, colocando o país no mapa da Hyperloop.

Quinta-feira, 19 de julho de 2018 — A Hyperloop Transportation Technologies anunciou a assinatura de um acordo na República Popular da China. O acordo foi assinado pela HyperloopTT e a Tongren Transportation & Tourism Investment Group do páis. Este é o primeiro acordo de hyperloop com a China e marca o décimo segundo contrato da HyperloopTT, e o terceiro acordo comercial para a empresa após anúncios em Abu Dhabi e na Ucrânia no início de 2018.

A HyperloopTT será responsável por fornecer a tecnologia, o conhecimento de engenharia e o equipamentos essenciais. A Tongren Transportation & Tourism Investment Group será responsável pela certificação, pela estrutura regulatória e pela construção do sistema. A HyperloopTT trabalhará em parceria com o governo de Tongren na definição da rota do sistema. O financiamento será feito por meio de uma parceria público-privada com 50% dos recursos provenientes diretamente de Tongren.

"Acreditamos que a Hyperloop irá desempenhar um grande papel no Cinturão Econômico da Rota da Seda, conectando a região ao resto do mundo", diz Dirk Ahlborn, CEO da Hyperloop Transportation Technologies. “A China gasta mais de US$ 300 bilhões anualmente em infraestrutura para atender às populações urbanas em rápido crescimento. Tendo trabalhado ao lado de nossos parceiros governamentais, o Hyperloop provou ser uma solução viável para esse problema imediato. Além disso, a topografia exclusiva de Tongren nos permitirá refinar nossos vários métodos de construção com nossos parceiros.”

“Tongren sempre esteve focada no desenvolvimento sustentável. A assinatura do projeto Hyperloop é um passo importante para abrir o desenvolvimento do interior do país, uma importante conquista do Grande Ano de Ação de Investimento de Tongren, e um importante projeto para ampliar e fortalecer a economia local”, diz Chen Shaorong, prefeito de Tongren. "Após a conclusão do projeto, esperamos acelerar a pesquisa e desenvolvimento do sistema hyperloop na China, rapidamente melhorar o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia e da indústria de fabricação de equipamentos na província de Guizhou, melhorar a popularidade da cidade de Tongren e desenvolver o turismo, e estabelecer bases sólidas para o plano 'um distrito e cinco lugares' de desenvolvimento de Tongren.”

"A China lidera o mundo na quantidade de ferrovias de alta velocidade construídas, e agora o país estão procurando por uma solução de alta velocidade mais eficiente com o hyperloop", diz Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT. “Passamos os últimos anos encontrando os parceiros certos para trabalhar na China e agora, com uma forte base de relacionamentos, estamos prontos para começar a trabalhar para criar o sistema junto com a estrutura adequada para a nação.”

No Brasil

No início de abril, a HyperloopTT anunciou que o Brasil será sede do primeiro Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT, com uma estrutura de 22.000 metros quadrados na Cidade de Contagem, em Minas Gerais.

O centro tem previsão para iniciar a operação ainda este ano, iniciando pesquisas para o desenvolvimento a inovação com novas soluções para o transporte logístico em todo o mundo. A unidade também contará com um laboratório de fabricação e um ecossistema de fomento a startups, universidades e cientistas focados em resolver desafios de logística e sustentabilidade. Isso inclui a Hyperloop Academy, que visa realizar projetos, treinamentos e parcerias com centros de conhecimento, como universidades, centros de P&D, startups e outras organizações.

Com escritórios também no Rio de Janeiro e em São Paulo, a HyperloopTT também está em fase de negociações para executar estudos de viabilidade em diferentes regiões do Brasil. O objetivo é checar a possibilidade de desenvolver o sistema, tanto para cargas quanto para passageiros em diferentes rotas no país. Estes estudos contemplam o aspecto regulatório, técnico e financeiro necessários para implementar o modal hyperloop no Brasil.

Para mais informações, acesse: http://hyperlooptt.com.br

Sobre Guizhou

Guizhou é uma província no sudoeste da China, lar de aproximadamente 34,750 milhões de pessoas (2010). A localização de Guizhou é parte crucial do Cinturão Econômico da Rota da Seda. Mais de US$ 100 bilhões foram investidos em transporte e financiamento nos últimos cinco anos, o que resultou em 69 projetos de rodovias e mais de 5.700 quilômetros de novas estradas. O boom de infraestrutura de Guizhou permitiu que a região tivesse benefícios financeiros imediatos, já que suas importações e exportações em 2017 somaram mais de US$ 8,7 bilhões - a segunda maior taxa de crescimento entre todas as províncias do país. Com seu belo ambiente ecológico, poderoso apoio político e infraestrutura aprimorada, a área desempenha um papel cada vez mais importante para as start-ups do interior da China. Mais informações sobre Guizhou podem ser encontradas aqui